“Descomplicando investimentos” pretende ensinar o brasileiro a investir de forma eficiente

“Descomplicando investimentos” pretende ensinar o brasileiro a investir de forma eficiente Foto: Divulgação “Descomplicando investimentos” pretende ensinar o brasileiro a investir de forma eficiente

O analista de investimentos Fernando Tempel apresenta um guia prático, com linguagem acessível e exemplos atuais, para ajudar pessoas comuns a tomarem suas decisões de investimentos

Informação, inspiração e motivação para ampliar o próprio capital, em “Descomplicando investimentos” Fernando Tempel compartilha uma vivência de mais de 20 anos. “Ninguém ensina o brasileiro a investir. Não aprendemos na escola, e os nossos pais não sabem, de modo que não temos orientação em casa também. No final, ficamos na mão dos agentes do mercado (bancos e corretoras), que aproveitam a nossa ignorância e medo, para nos empurrar produtos muitas vezes caros e ruins. Pretendo ensinar pessoas comuns a investirem o próprio dinheiro, para que obtenham retornos acima da média, sem precisar de recomendações de terceiros e seguros de suas decisões”, afirma Tempel.

Em um momento em que as taxas de juros caem fortemente, o desemprego é elevado e a política dita os rumos da Bolsa de valores, as pessoas têm buscado aprender mais sobre investimentos, de modo a rentabilizar o seu patrimônio, fugir das armadilhas do mercado financeiro e enfrentar a crise. Diante desta realidade, um livro inovador sobre o tema surge como uma ferramenta que pode ajudar milhares de pequenos investidores a enfrentarem as turbulências do mercado e obter maior rentabilidade.

Nas palavras do seu autor, o livro se diferencia do que existe no mercado por algumas características: “utilizo uma metodologia de muito sucesso, mas pouco conhecida no Brasil, o Value investing, a mesma utilizada pelo megainvestidor Warren Buffett. Porém, adaptei a forma de pensar do Value investing para a realidade brasileira atual e aos investimentos disponíveis para pequenos investidores, algo nunca feito anteriormente”.

Ainda falando sobre os diferenciais da obra, o autor diz: “Pensando para pessoas comuns, o livro não utilizar nenhuma fórmula matemática, tendo como base apenas exemplos ou estudos de casos reais”. E ainda complementa dizendo: “Busquei diferenciar o livro dos demais, fazendo forte ligação entre a teoria e a sua aplicação prática”. Um bom exemplo disso é o modelo em que sugere que o investidor monte a sua carteira de acordo com os objetivos que pretende alcançar com os seus investimentos, e não com base em perfis de risco (conservador, moderado e agressivo). Para ele, é importante focar nos problemas particulares de cada investidor. “Com carteiras adequadas aos seus objetivos específicos, o investidor deve obter resultados muito melhores no longo prazo”.

A obra proporciona uma visão total de investimentos, iniciando com aspectos mais teóricos, que devem ajudar o leitor a encarar seus investimentos da forma correta, e depois se aprofunda em questões mais práticas dos investimentos em renda fixa e renda variável, ensinando, por exemplo, como selecionar o melhor Título do Tesouro direto ou o melhor Fundo de ações. E termina ligando a teoria com a prática, ensinando o leitor a planejar os seus investimentos e montar uma carteira diversificada, que deve proporcionar altos retornos com baixo nível de risco.

Sobre o autor:
Formado pela FGV, Fernando Tempel tem mais de 20 anos de experiência profissional tendo atuando no mercado financeiro em bancos de investimentos e fundos de private equity. Também trabalhou em grandes empresas, como executivo ou consultor. É analista de investimentos, associado a Apimec (Associação dos analistas e profissionais de investimentos do mercado de capitais) e detém o certificado CNPI (Certificado nacional de profissional de investimentos), sendo autorizado pela CVM a atuar como analista de valores mobiliários.

Atualmente é diretor de análise de investimentos da Ohr, uma casa de reserach que tem como objetivo atender pequenos investidores e ajudá-los a implementar a metodologia VIB (Value investing Brasil) nos seus próprios investimentos. www.ohri.com.br

descomplicandoinvestimentos livro“Descomplicando Investimentos - Aprenda a investir para obter retornos maiores e melhores”
Fernando Tempel
Primavera Editorial
392 Páginas
Preço sugerido R$ 49,90

(Redação - Agência IN)